"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."
João Guimarães Rosa

"Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino".

Paulo Freire

terça-feira, 1 de outubro de 2013

MODELO DE PARECER DESCRITIVO

ANTES DE MAIS NADA, VAMOS LEMBRAR QUE...


         Cada aluno é único e diferente. Pareceres iguais pressupõe alunos iguais;

         O parecer descritivo deve complementar aquilo que foi registrado na página de habilidades. Portanto, não transcreva-as;

         Precisamos ter um olhar inter e transdisciplinar. Portanto, vale abranger todos os campos do saber que de alguma forma se sobressaem no aluno. Mas não deixe de registrar especialmente, a Língua Portuguesa e a Matemática;

         Lembre-se que o parecer descritivo é um documento que será utilizado na confecção do histórico escolar do aluno. Portanto, cuidado com as expressões pejorativas, julgamentos ou ambigüidades;


         Principalmente para os alunos do Ciclo I de aprendizagem, registrar o nível de escrita.

DESAFIOS DO PROFESSOR

         PRESTAR ATENÇÃO EM TODOS OS ALUNOS E EM CADA ALUNO;

         REUNIR O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES POSSÍVEIS SOBRE O ALUNO, TANTO NO CONTEXTO INDIVIDUAL QUANTO NAS SUAS RELAÇÕES COM O MEIO;

         CONSIDERAR OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO;

         PRIORIZAR AS PRODUÇÕES;

         EXPLICITAR O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO, CONSIDERANDO OS ASPECTOS SOCIAIS, COGNITIVOS E PSICOMOTORES;

         PRIORIZAR OS ASPECTOS COGNITIVOS E COMPORTAMENTAIS;

         VINCULAR O PARECER À PROPOSTA PEDAGÓGICA, AOS PLANOS DE ESTUDO E AOS PLANOS DE TRABALHO;

         INDICAR ESTRATÉGIAS PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES;

         APONTAR A PARTICIPAÇÃO, A INTERAÇÃO, A COLABORAÇÃO;

         REFLETIR PROFUNDAMENTE SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA;

         DESPIR-SE DE CONCEPÇÕES SÓCIO-AFETIVAS E EMOCIONAIS SEM DESUMANIZAR-SE.



“A ESCRITA – REPRESENTAÇÃO DA FALA, RE-APRESENTA O QUE NOSSA CONSCIÊNCIA PEDAGÓGICA SE DEFLAGRA”.(FREIRE, M. 1989, P.5).

O QUE FAZER?

         ABORDAR QUESTÕES COGNITIVAS QUE REVELAM A OBSERVAÇÃO OU COMPREENSÃO DO ALUNO EM SEUS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO;

         ANALISAR AS POSSIBILIDADES DO ALUNO SE DESENVOLVER, DE IR ALÉM NAQUELA HABILIDADE AINDA NÃO ADQUIRIDA;

         DESCREVER O DESENVOLVIMENTO PRÓPRIO DE CADA CRIANÇA DESTACANDO SEUS AVANÇOS E CONQUISTAS;

         EXPOR AS NECESSIDADES E INTERVENÇÕES A SEREM FEITAS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.


O QUE PRECISAMOS SABER?



         QUE HABILIDADES E CONHECIMENTOS FORAM TRABALHADOS COM O ALUNO?

         QUAIS OS AVANÇOS QUE O MESMO VEM DEMONSTRANDO NESTAS ÁREAS?

         APRESENTA ALGUMA ÁREA A SER MELHOR DESENVOLVIDA?

         QUE SUGESTÕES VOCÊ OFERECE NESTE SENTIDO?

         ATIVIDADE? JOGOS? LEITURAS? QUE TRABALHOS VOCÊ VEM REALIZANDO JUNTO AOS ALUNOS?

         COMO O ALUNO SE REFERE AO SEU DESENVOLVIMENTO NESTE PERÍODO?

O desenvolvimento infantil acontece de forma singular entre as crianças, sendo assim, consideramos os conhecimentos e valores culturais que as crianças já têm e progressivamente, garantimos a ampliação dos conhecimentos de forma a possibilitar a construção da autonomia, cooperação, criatividade, responsabilidade e a formação do auto-conceito positivo, que levam à formação da cidadania.

No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e de criarem hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.

Nessa perspectiva, destacamos algumas características do(a) educando(a) que permanecem únicas, construindo sua individualidade e diferenças.

***demonstra autonomia para realizar as atividades executando-as com prazer e capricho:

***manifesta seus desejos, preferências e desagrados;

***em alguns momentos demonstra timidez, porém participa das aulas contando uma novidade ou interagindo no diálogo iniciado por outro colega;

***expressa-se com clareza, bom vocabulário, relatando experiências com seqüência e objetividade;

***demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola;

***interessa-se pelas histórias contadas e lidas pela professora e da mesma forma adora manipular os livros;


***demonstra interesse na escrita e leitura; lê algumas palavras


***interessa-se pelas aulas de artes, para ela foram momentos de grande prazer, é criativa, e dedicada nas realizações de suas produções, participando com muita alegria e concentração;

***construiu relações matemáticas, sistematizando com clareza o que foi proposto

REDIGINDO O PARECER...


         LEVAR EM CONTA OS DESTINATÁRIOS;

         UTILIZAR LINGUAGEM CUIDADA, CLARA, SIMPLES, PRECISA E ADEQUADA AO PÚBLICO;

         CONSIDERAR O CARÁTER OFICIAL DO DOCUMENTO;

         OBSERVAR ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E FORMATAÇÃO;

         NOMEAR OS PARECES;

         EVITAR PALAVRAS DIMINUTIVAS;

         UTILIZAR VERBOS E EXPRESSÕES QUE INDIQUEM PROCESSO; UTILIZAR LINGUAGEM CUIDADA, CLARA, SIMPLES, PRECISA E ADEQUADA AO PÚBLICO;

         CONSIDERAR O CARÁTER OFICIAL DO DOCUMENTO;

         OBSERVAR ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA E FORMATAÇÃO;

         EVITAR PALAVRAS DIMINUTIVAS;

         UTILIZAR VERBOS E EXPRESSÕES QUE INDIQUEM PROCESSO;

         EVITAR CONTRADIÇÕES

         EVITAR COMPARAÇÕES;

         EVITAR CONTRADIÇÕES

         EVITAR COMPARAÇÕES;

         SER COERENTE;


COMO INICIAR UM PARECER

         “PERCEBE-SE O PROGRESSO DE... DURANTE ESTE TRIMESTRE EM...”

         “COM BASE NOS OBJETIVOS TRABALHADOS NO TRIMESTRE, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE O ALUNO...”

         “OBSERVANDO O DESEMPENHO DA ALUNA..., FOI CONSTATADO QUE NESTE TRIMESTRE...”

         “COM BASE NAS AVALIAÇÕES REALIZADAS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A ALUNA... IDENTIFICA...”



ESCREVENDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO


         “DEMONSTRA UM ÓTIMO/BOM APROVEITAMENTO NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA.”

         “LÊ COM FLUÊNCIA DIFERENTES TEXTOS, FAZENDO CONEXÕES COM A REALIDADE.”

         “LÊ E INTERPRETA OS TEXTOS TRABALHADOS EM AULA SEM MAIORES DIFICULDADES.”

         “ESCREVE, ORDENA E AMPLIA FRASES, FORMANDO TEXTOS COERENTES E LÓGICOS.”


ESCREVENDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO/CONVÍVIO SOCIAL


         "DEMONSTRA RESPEITO PELOS COLEGAS E PROFESSORES";

         "COLABORA NAS ATIVIDADES COLETIVAS, ATUANDO EM GRUPO";

         "ACEITA SUGESTÕES DA PROFESSORA E DOS COLEGAS";

         "CONTRIBUI PARA A INTEGRAÇÃO E O CRESCIMENTO DO GRUPO".


PARA REFLETIR...

NOHARA ALCÂNTARA


COMO INICIAR UM PARECER

• “Percebe-se o progresso de... durante este trimestre em...”
• “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno...”
• “Observando o desempenho da aluna..., foi constatado que neste trimestre...”
• “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna... identifica...”

CONSIDERANDO ASPECTOS COGNITIVOS NA ELABORAÇÃO DO PARECER...


         Demonstra um ótimo/bom aproveitamento na aquisição da leitura e escrita;

         Lê com fluência diferente textos, fazendo conexões com a realidade;

         Lê e interpreta os textos trabalhados em sala sem maiores dificuldades;

         Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender;

         Escreve, ordena e amplia frases formando textos coerentes e lógicos;

         Constrói conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações;

         Realiza cálculos com auxílio de material concreto;

         Lê, compreende, reproduz textos como histórias, recados, notícias entre outros.

         É curioso, questiona e busca informações.

         Expressa suas idéias e opiniões com clareza e objetividade.

CONSIDERANDO ASPECTOS SÓCIO AFETIVO NA ELABORAÇÃO DO PARECER...


         Destacamos... (respeito com os colegas e professores, afetividade...)

         Participa das atividades propostas....(com interesse em aprender, atenção...)

         Colabora nas atividades coletivas, atuando em grupo

         Aceita sugestões da professora e dos colegas

         Contribui para integração e crescimento do grupo

         Demonstra inquietude geralmente se envolve em questões referentes aos colegas

         Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo.

         Colabora na construção de regras.

Poderão ser acrescentadas outras observações como: brincadeiras preferidas, desempenho nas áreas diversificadas



ALGUNS MODELOS PARA VOCÊ.

   De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em relação aos aspectos a seguir:

   Sócio afetivamente apresentou excelentes resultados, pois se comportou de maneira adequada em sala de aula, interagiu com as outras crianças, professores e demais funcionários. Apresentou trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com discussões e materiais de pesquisa para construção do conhecimento do grupo e demonstra ser cuidadoso com o material escolar.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

   Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade, os produz  e os interpreta com facilidade. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.

   Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o......ano do Ensino Fundamental I em 2013.

 _____________________________________________________________________

    De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.

   Sócio afetivamente apresentou excelentes resultados, interage bem com as outras crianças, professores e demais funcionários, comportou-se de maneira adequada em sala de aula, apresentou trabalhos individuais e em grupo, contribuiu com discussões e materiais de pesquisa para construção do conhecimento do grupo, demonstrou ser cuidadosa com o material escolar, compartilhou com  colegas materiais de uso individual e coletivo.

  Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

      Cognitivamente a aluna correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são realizadas com  facilidade. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
 Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o ..... do Ensino Fundamental I em 2013.


______________________________________________________________

 
De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:
  Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola. Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.
   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.
    Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência e cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada, mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.
    
 Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_______________________________________________________________


Observando o desempenho do aluno..., foi possível perceber o seu avanço  em relação aos aspectos a seguir:

     Sócio Afetivamente demonstrou ser uma criança alegre, prestativa e carinhosa, mas  apresentou insegurança  sendo necessário a professora  intervir durante a  realização das atividades individuais e em grupo. Apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. A criança manifesta bons hábitos de higiene e utiliza expressões de cortesia. Apresenta pontualidade nas tarefas de casa, mas em algumas situações não concluiu o dever de sala no tempo determinado, sendo necessário ficar após o horário para copiar ou concluir o dever em casa. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidades com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.

Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente a criança tem um bom desenvolvimento nas habilidades de leitura, interpretação e escrita. Na expressão oral, a criança só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência. Na matemática em algumas situações necessita da ajuda da professora para resolver operações de adições e subtrações. Nas demais disciplinas correspondeu ao esperado.

   Dado o exposto concluímos que a criança termina o ano letivo de 2012 atendendo as expectativas.

  De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço da aluna em relação aos aspectos a seguir:

  Sócio Afetivamente  apresentou bons resultados. Convive harmoniosamente com os colegas e os funcionários da escola.  Interage bem com os outros alunos e a professora durante o desenvolvimento de atividades. Realiza as atividades de casa e de sala procurando vencer os desafios propostos. Cuida dos materiais e os compartilha com os colegas.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

   Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Em relação ao lógico-matemático ainda não apresenta segurança em divisão, necessitando de uma atenção individualizada. Mesmo com dificuldade em interpretar problemas matemáticos se esforça e tenta chegar ao resultado. Realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas  demonstra empenho e dedicação assimilando bem os conteúdos.
 Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_______________________________________________________________

    De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.

     Sócio Afetivamente apresentou bons resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola é dedicado e organizado, seu material é bem cuidado, realiza suas tarefas no prazo determinado e de acordo com o que era solicitado, pedeajuda dos colegas ou da professora quando necessário. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos, quando contrariado, sem recorrer à professora.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

   Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê textos fazendo conexões com a realidade e usano de entonação adequada, as suas produções e interpretações são realizadas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Na expressão oral, só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento . Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

    De acordo com o que foi exposto acima, conclui-se que o aluno está apto a cursar, no ano de 2013, o... ano do Ensino Fundamental I.
_______________________________________________________________
  Com base nos objetivos trabalhados durante o ano letivo, foi possível observar o desenvolvimento do aluno  nos aspectos abaixo observados:

  Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. O aluno não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas  concluía o dever de sala no tempo determinado. Em alguns momentos faltou ter mais responsabilidade com os objetos pessoais e se concentrar durante as explicações das atividades.


   Cognitivamente lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos. Só expõe suas idéias mediante a solicitação da professora, mas consegue organizar informações para expor com coerência seu pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

     Dado o exposto concluímos que a aluna termina o ano letivo de 2012 apta a cursar o...... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_______________________________________________________________
     De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno  Lucas Gabriel em relação aos aspectos abaixo.

    Sócio Afetivamente apresentou ótimos resultados. Demonstra atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem convive na escola. É dedicado e organizado, seu material é bem cuidado e os compartilha com os colegas. realiza suas tarefas no prazo determinado e de acordo com o que é solicitado  procurando vencer os desafios propostos. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Resolve seus conflitos na maioria das vezes, quando contrariado, sem recorrer à professora.

   Quanto ao aspecto psicomotor, realizou com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

      Cognitivamente o aluno correspondeu as expectativas da escola. Lê com fluência textos fazendo conexões com a realidade e usando de pontuação e entonação adequada, as suas produções e interpretações são coesas, no entanto ainda comete alguns erros ortográficos.  Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de
texto. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.
                                                                     
  Dado o exposto concluímos que o aluno termina o ano letivo de 2012 apto a cursar o ....... ano do Ensino Fundamental I em 2013.
_______________________________________________________________

    De acordo com os objetivos estabelecidos para o ano letivo de 2012, foi possível perceber o avanço do aluno em relação aos aspectos Sócio Afetivo, Psicomotor e Cognitivo.

Sócio Afetivamente demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola, no entanto não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas concluía o dever de sala no tempo determinado, apresentava resistência em cumprir as regras combinadas com o grupo e demonstrava dificuldade em se  concentrar durante as explicações precisando a professora está chamando sua atenção constantimente.


Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

Cognitivamente obteve um bom desenvolvimento  lê com fluência compreendendo o que lê, produz texto com coerência mas cometendo, ainda, alguns erros ortográficos e faltando um capricho maior na caligrafia. Em relação a oralidade   consegue organizar informações para expor com coerência seus pensamento. Em relação ao lógico matemático, domina as quatro operações e as aplica em problemas, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano. Nas demais disciplinas o aluno demonstra empenho e dedicação assimilando os conteúdos satisfatoriamente.

De acordo com o que foi exposto acima, conclui-se que o aluno está apto a cursar, no ano de 2013, o.....ano do Ensino Fundamental I.
_______________________________________________________________
 
     Observando o desempenho do aluno foi constatado que durante o ano letivo de 2012 ....... apresentou avanços em relação aos aspectos abaixo.

     Sócio Afetivamente apresentou um bom relacionamento com os colegas e professores. Demonstrou atitudes de respeito, solidariedade e carinho para com todas as pessoas com quem conviveu na escola. Apresenta atitude curiosa e investigativa na construção de conhecimentos. Solicita ajuda dos colegas e da professora quando necessário. Compreende e cumpre as regras combinadas com o grupo. Seus conflitos são resolvidos, quando contrariado, sem recorrer à professora. ...... não apresentou, em alguns momentos, pontualidade nas tarefas de casa, mas  concluía o dever de sala no tempo determinado.

     Quanto ao aspecto psicomotor foram realizadas atividades diversificadas, para que o aluno desenvolva de forma harmoniosa suas habilidades psicomotoras realizando com êxito, interesse e entusiasmo os exercícios físicos direcionados.

     Cognitivamente seu desempenho foi muito bom. ...... é participativo, explica, argumenta e defende suas idéias e pontos de vista, respeitando as opiniões alheias. Faz questionamentos e responde, oralmente, com coerência as questões de compreensão de textos.  Lê textos, em voz alta, com fluência, fazendo uso de pontuação e entonação adequada. Suas produções são coerentes, mas ainda apresenta erros ortográficos e uma caligrafia não muito legível necessitando da intervenção constante da professora. Domina as quatro operações e as aplica em problemas matemáticos, realiza cálculo mental aplicando-os em situações do cotidiano, cria e resolve situações-problemas. Nas demais disciplinas ....... demonstra empenho e dedicação assimilando muito bem os conteúdos.


     Dado o exposto conclui-se que Juan correspondeu as expectativas e está apto a cursar o..... ano do Ensino Fundamental I no ano de 2013.


MODELO DE RELATÓRIO PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Ano: 
Nome do aluno: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Data de Nascimento: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Série:  xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx       
Endereço Residencial:
Área de deficiência:
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Relato do professor da sala comum: O aluno frequenta a ____série, _____ ano do Ensino Fundamental, embora não esteja alfabetizado.
Apresenta extrema dificuldade na construção do seu processo de aprendizagem. Possui atenção comprometida, não consegue envolver-se em atividades que requeiram o mínimo de concentração. Não consegue realizar as atividades básicas de sala de aula, em termos do processo de alfabetização, encontra-se na fase pré-silábica e não denota evolução.
É um aluno inquieto, não consegue parar no lugar e ater-se às atividades que lhe são propostas, não possui organização pessoal, não consegue estabelecer vínculos sociais produtivos em sala de aula. Não tolera frustração, nem ser chamado atenção, irrita-se com facilidade. Faz uso de vocabulário agressivo ao dirigir-se aos colegas da sala, o que dificulta a apresentação de atividades em grupo.

A.      Intervenção e interação afetiva, social e familiar:
A família demonstra interesse e preocupação em relação às dificuldades apresentadas pelo filho, têm consciência que este não consegue acompanhar o desenvolvimento dos demais alunos da sua faixa etária. Conta muito com ajuda da escola e procuram acompanhar as poucas atividades que  C. realiza. Embora o aluno não tenha relatório médico, a família está disposta a procurar recursos indicados pela escola para que possa ajudar no desenvolvimento do aluno.

B.      Observação descritiva das diversas situações escolares:
Apresenta pouco interesse na realização das atividades que lhe são apresentadas, não consegue concentrar-se por muito tempo em uma só atividade, não consegue realizar e isso o deixa extremamente irritado.
Sua inquietação contribui para sua falta de  concentração. Desta forma não  realiza as atividades pedagógicas propostas. Não há evolução em termos de aprendizagem. Não retém informações básicas para construção de estruturas necessárias no contexto do processo de alfabetização.
Apresenta pré-disposição para a realização de atividades com jogos e materiais lúdicos, consegue formar palavras com ajuda de quebra-cabeça e no computador, mas isso requer acompanhamento constante e sistemático, pois não tolera frustração e se algo dá errado já perde o controle e passa ao comportamento agitado, inclusive com uso de palavrões.
Percepção visual, preservada, identifica-se com atividades que envolvam a memória visual, como quebra-cabeça, jogo da memória e atividades similares.
Percepção e memória auditiva, aparentemente preservada, no entanto não demonstra muito interesse pelas coisas, sons diferenciados ou ruídos externos, fatores externos não lhe chamam atenção.
Percepção de diferenças e semelhanças, preservado, possui boa observação, quando consegue ater-se por minutos às atividades, mas somente as apresentadas de maneira lúdica, nada que envolva registro.
Orientação temporal – Preservada. Orienta-se adequadamente em termos de tempo e espaço.
Habilidades Motoras -  Pouco desenvolvida, pois o aluno limita-se na realização das atividades propostas, quando realiza algo é sem envolvimento e realizado de qualquer forma, sem organização e vontade.
Pensamento lógico – Necessita de apoio constante do professor e de recursos lúdicos. Não possui clareza de idéias e fluência em termos de construção do pensamento.
Expressão criativa – Não denota interesse. Normalmente não constrói ou realiza atividades que envolvam a expressão de criação ou expressão artística. Não possui estrutura organizacional em termos de idéias e de criação.
Linguagem e comunicação oral – Embora seja inquieto, raramente estabelece diálogo com alguém, suas atitudes orais são limitadas e seu vocabulário empobrecido, no entanto utiliza linguagem agressiva quando irritado com alguém ao algo.
Linguagem e comunicação escrita -  Não registra. Não há envolvimento com as atividades de rotina do contexto de sala de aula.
Raciocínio lógico-matemático – Necessita de material concreto para realizar as operações de soma e subtração, ainda não construiu o conceito de dezena. Precisa de acompanhamento constante para poder realizar atividades básicas e simples.


Atenciosamente,

_______________________________________________________________
                          Professora do ______________________________